
Cara, sou apaixonado por casamentos ao ar livre, a luz natural, os tons alaranjados, deixa um clima mais romântico no ar né? Pode ser em fazendas, sítios, praia, o importante é que seja realizado com a luz maravilhosa do sol.
A luz do sol traz um tom diferenciado para a decoração e acentua a natureza. Sempre recebo orçamentos de noivas que vão casar ao ar livre e vejo horários que as vezes não contribuem para deixar tudo lindo e maravilhoso. Vou entrar em detalhes a seguir:
Para um casamento que tenha as cores lindas do pôr do sol, é importante ficar atento com a iluminação. Se a cerimônia for no finalzinho de tarde para que a recepção seja a noite, ideal que a cerimônia inicie por volta das 16hs. Mas ai vai um aviso, a noite, eu e minha equipe de fotografia, temos iluminação artificial (flashs, leds), entretanto, conseguimos iluminar os noivos, mas e os convidados? Se a locação não tiver uma boa iluminação, eles não aparecerão nas fotos.

Uma sugestão que dou nesse caso, são os varais de luzes, que além de deixar o local mais bonito, colaboram muito para deixar a luz pontual no ambiente e nos convidados.
Agora, você deseja iniciar a cerimônia antes do pôr do sol e ter garantida a luz natural até as fotos pós-cerimônia com os padrinhos? Bom, vocês tem que ter em mente, que nem todos os convidados chegam com antecedência ao local do casamento, levam tempo para estacionar, locais distantes o trânsito pode influenciar, pensando nisso, o horário do convite deve ser pelo menos meia hora antes do que a cerimônia irá ocorrer de fato.
Com base nisso, sugiro que a cerimônia inicie as 15hs, porém, no convite, deve constar 14:30. Tendo em vista que nenhuma cerimônia dure menos de uma hora, lembrando que a cerimônia não se resume ao celebrante, temos a entrada do noivo, da noiva, padrinhos, alianças...

É isso ai noivinhas, fiquem ligadas que em breve teremos mais dicas por aqui!
Até mais!