
Opa, sei que muitas noivas começam sua pesquisa em relação ao fotógrafo de casamento através de indicações, acertei?
Seja através de uma amiga que casou recentemente, ou do próprio cerimonial, estas indicações são muito importantes, mas será que o estilo fotográfico que estas pessoas gostam é o mesmo que o seu?
Vamos começar explicando a diferença entre ESTILOS:
Fotojornalista: nesse estilo de registro, o fotógrafo irá registrar tudo de forma espontânea. Nada de ser chamada pelo fotógrafo para estar fazendo fotos posadas com os familiares. Será uma surpresa incrível ao ver as fotos!
Tradicional: o fotógrafo que usa esse estilo, irá fazer fotos posadas, com estilo mais clássico, que lembra os álbuns de casamento dos nossos pais. Esse estilo fotográfico ainda é muito procurado pelos casais.
Eu e minha equipe trabalhamos ambos os estilos. Usamos o fotojornalismo para registrar toda a cerimônia, já que prezamos por emoções e sentimentos verdadeiros, nesse momento não interferimos para fotografar as pessoas em sua essência. Após a cerimônia, sempre fazemos as fotos que os pais e os vovôs adoram, rsrs. Convidamos o casal para fotos protocolares, posadas com os familiares, mas mesmo nesse momento, gostamos de fotos divertidas e descontraídas.




ORÇAMENTO
Estipule um orçamento máximo. Lembre que os valores dos fotógrafos serão diversificados, tanto pela técnica, quanto pelo que oferecem. Você não vai marcar reunião com todo profissional que enviar orçamento né?
Entretanto, cuidado com preços “bons” demais hein... Aprendi com o tempo que o valor pode ser negociado, qualidade não. Lembre-se, as fotos vão perdurar por muito tempo nas recordações de família, não queira ter uma lembrança amarga.
PENEIRA
Isso mesmo, faça um funil com os profissionais que mais se adequaram ao estilo que gostam e o orçamento planejado. Marque reuniões com esses profissionais. Na atualidade, as pessoas estão acostumadas a resolver tudo pelas redes sociais, mas não deixe de lado o contato pessoal.
Conheça a pessoa que irá cuidar do seu sonho a dois. Na maioria das vezes o critério que define um profissional é simplesmente a identificação. Você não vai querer entregar a responsabilidade de um casamento a um fotografo sério demais onde o casal possui uma essência extrovertida, por exemplo. Veja se existe uma afinidade com a pessoa que irá retratar seu casamento.
Nas reuniões, também será possível ver a qualidade do material impresso do fotógrafo, o que é de suma importância, afinal, deve ser avaliado se o fotógrafo entrega um produto final igual as fotos que exibe né?

EQUIPE
Pergunte sobre a equipe do profissional. Quantos profissionais farão parte da equipe?
Em um casamento, é necessários ao menos dois fotógrafos, porque alguns eventos acontecem simultaneamente e assim você terá uma maior cobertura. Por exemplo, quando a noiva está entrando, um fotógrafo está registrando o olhar do noivo e a entrada da noiva, enquanto o outro está por trás da noiva pegando uma imagem ampla do vestido e de toda a igreja.

Em alguns casos, onde o evento conta com mais de 300 convidados por exemplo, é indicado a contratação de um terceiro fotógrafo.
CONTRATE VALORES!
Não escolha um profissional simplesmente pelo preço. Quando se trata de arte, valor e preço possuem vertentes diferentes. A qualidade do trabalho de um fotógrafo e a forma na qual você se identifica com a essência do trabalho dele, tem muito mais relevância. Escolha um fotógrafo que irá fazer você se emocionar, que capte a essência das pessoas como elas são, no momento exato, congelando aquele instante em uma linda imagem que tocará profundamente seu coração.
E aí, gostou das dicas? Se gostou compartilhe!
Quer conhecer minha proposta para seu casamento? Clique aqui